Veículos Elétricos 2009 - 6 Seminário e Exposição de Veículos Elétricos a Bateria, Híbridos e de Célula Combustível

Veículos elétricos poderão ser testados pelo público na Exposição VE 2009,em Campinas

Publicado na sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Realizada juntamente com o 6º Seminário de Veículos Elétricos, na próxima semana (de 9 a 11 de novembro), na CPFL Cultura, em Campinas, a 100 km da Capital de São Paulo, a exposição de VEs terá, para test-drive, o Palio Weekend Elétrico construído pela Fiat/Itaipu, um ônibus híbrido da Eletra, um caminhão elétrico produzido pela IVECO, uma Scooter modelo S 1000, da Motor Z e o Veículo Elétrico de alumínio, protótipo fabricado pela CPFL Energia.

Os primeiros modelos de veículos elétricos deverão chegar ao Brasil em 2010, mas quem quiser antecipar-se a esse novo mercado poderá visitar e até dirigir alguns modelos e protótipos na Exposição VE 2009 que será realizada juntamente ao 6º Seminário de Veículos Elétricos, na próxima semana (de 9 a 11 de novembro), na CPFL Cultura, em Campinas, a 100 km da Capital de São Paulo.

Organizado pelo INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética - e pela ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico - o evento tem por finalidade discutir e divulgar as novidades do setor que tem acelerado as pesquisas tecnológicas financiadas pelas montadoras de todo o mundo, fabricantes de baterias e acessórias automobilísticos e as empresas de energia elétrica.

Além dos modelos de VEs, também fabricantes de equipamentos apresentarão novidades no evento: a WEG lançará o motor de tração com alta potência de até 185 kw e refrigerado a água, mais compacto e mais leve, e Moura mostrará duas baterias específicas para veículos híbridos, uma das mais avançadas tecnologias HDP.

VE de alumínio é a novidade

Instalada num espaço de 524 metros quadrados da CPFL Cultura, a exposição contará com a presença de indústrias de veículos leves, médios e pesados, além de fabricantes de baterias e motores. A novidade é o protótipo, de alumínio, fabricado pela CPFL Energia, maior companhia privada do setor elétrico brasileiro e que atua como holding por meio de subsidiárias dos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, nos mercados livre e regulado.

Desenvolvido há dois anos pela empresa e batizado de projeto Aris, o VE de alumio tem design bastante original e promete ser um marco nos estudos realizados até agora no setor de veículos elétricos. Não se trata de um carro apenas, mas de um conceito. Na exposição do INEE e da ABVE a empresa exibirá dois exemplares, sendo que um deles poderá ser testado pelo público.

De acordo com o engenheiro eletricista e de projetos da CPFL Energia e responsável pelo protótipo, Marcelo Rodrigues Soares, a idéia é utilizar o automóvel para pequenos transportes. O VE tem capacidade para duas pessoas e 350 quilos de carga, atinge a uma velocidade máxima de 80 km/h e tem autonomia para até 120 km.

Até o final do ano a previsão é de atingir a produção artesanal de quatro unidades. Além do VE de alumínio, a CPFL Energia também deverá colocar na exposição uma Scooter fabricada na China e que está sendo testada há um ano pela empresa em conjunto com a Unicamp. A moto funciona com bateria de polímero de lítio de mil watts que proporciona uma autonomia maior, de aproximadamente 70 km.

Scooters elétricas

A Motor Z também participará da mostra de VEs com três Scooters elétricas modelo S1000. Duas delas ficarão à disposição para testes drives. As motos, de mil watts, são recarregadas em tomadas comuns de 110 e 220 volts. Os veículos atendem às novas resoluções do Denatran (315/2009), que equipara as Scooters movidas a eletricidade com os ciclomotores a combustão.

O modelo já está à venda nas concessionárias desde 2007 ao preço médio de R$ 6.800,00. A Motor Z foi a primeira montadora a introduzir no mercado brasileiro uma linha de VE montada e comercializada em escala industrial. O veículo é utilizado pela Guarda Civil Metropolitana de Volta Redonda (RJ) para o patrulhamento da área central da cidade.

Veículos Elétricos Pesados

O ônibus híbrido fabricado pela Eletra também ficará exposto. Por meio desse sistema o motor elétrico é responsável pela tração nas rodas e um conjunto motor-gerador produz a energia necessária para movimentar o veículo. Quatro baterias armazenam e fornecem energia conforme a necessidade.

Entre as vantagens do veículo híbrido estão a redução do consumo de combustível, que pode chegar a 20% (enquanto um veículo convencional faz 1 km por litro de diesel, o híbrido registra 1,9 km por litro) e vida útil de, aproximadamente, 20 anos. O ônibus produzido pela Eletra pode ser comparado a um trólebus, com a diferença de gerar a energia elétrica a bordo em vez de buscá-la na rede elétrica. Atualmente, mais de 40 veículos produzidos pela Eletra circulam na Capital Paulista.

Já a Iveco mostrará o primeiro caminhão elétrico do Brasil e o primeiro da América do Sul movido a energia 100% limpa, o Iveco Daily Elétrico. O modelo, desenvolvido em conjunto com a Itaipu Binacional, não será produzido em série, a princípio. Apenas 10 unidades serão produzidas e vendidas a empresas parceiras, dentro do galpão da Itaipu, onde é produzido o Palio elétrico. Por enquanto a sua autonomia é de 100km, atinge 85km/h e a recarga da bateria dura 8 horas, o que o viabiliza apenas para o transporte local de carga.

Fiat e Itaipu - Palio Weekend Elétrico

Além do ônibus híbrido da Eletra, quem visitar a exposição também poderá testar o Palio Weekend Elétrico, produzido pela Fiat também parceria com a Hidrelétrica Itaipu Binacional. O projeto, que teve início em 2006 e já resultou em 32 unidades fabricadas até hoje, está sendo testado por diversas empresas de energia elétrica como a KWO, AMPLA, CPFL, Copel, Eletrobrás e Cemig.

Todos os componentes, a maioria importada da Suíça, foram instalados na usina hidrelétrica de Itaipu enquanto a carroceria foi fabricada e montada na Fiat, em Betim (MG). O evento em Campinas contará com dois exemplares do VE: um em exposição e, outro, para os testes drives.

Lançamento da WEG

A WEG Equipamentos Elétricos aproveitará o evento do INEE e da ABVE para lançar o motor de tração com alta potência de até 185 kw e refrigerado a água. A novidade, extremamente compacta e leve, representa uma redução de 400 kg somente no peso do motor.

Acumuladores Moura

A Acumuladores Moura apresentará duas baterias específicas para veículos híbridos. Os modelos Monobloco 12ML63 e 12ML70 são o que há de mais avançado em tecnologia HDP e já integram uma porcentagem significante de automóveis híbridos no Brasil.

Sobre o seminário

O seminário terá tradução simultânea português-inglês, pois contará com a presença de especialistas internacionais no setor de veículos elétricos, como o diretor executivo da Electric Mobility Canadá, que como Key Note Speaker, falará sobre as ações da Associação Canadense de Veículos Elétricos, criada para promover o uso desses automóveis naquele país.

Para a discussão sobre a relação dos VEs e as concessionárias elétricas do Brasil foram convidados Paulo Cezar Tavares, vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL Energia; Antonio Otelo Cardoso, diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, e o presidente do Conselho Diretor do INEE, Marcos José Marques que coordenará o painel dedicado a esse tema.

Sobre a contribuição dos VEs para a redução das emissões urbanas e gases de efeito-estufa (painel Veículos elétricos: meio ambiente e responsabilidade social) deverão participar das discussões um dos fundadores da ABVE e seu primeiro presidente, Antonio Nunes Júnior; o chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica e professor de Patologia da USP - Universidade de São Paulo, Paulo Hilário Nascimento Saldiva, e a diretora da ELETRA e da METRA, Maria Beatriz Setti Braga.

Sobre o tema Veículos elétricos e as montadoras brasileiras deverão participar dos debates o gerente do departamento de Indústria Pesada do BNDES, Paulo Castor de Castro; o supervisor de Inovações da FIAT Brasil, Leonardo Gaudêncio Cavalieri, o Gerente geral da Plataforma de veículos leves da IVECO Latin America, Marcello Motta e o Gerente de Projetos da Renault Brasil Alberto Neumann.

E, para as discussões sobre os "novos atores brasileiros" desse mercado foram convidados o gerente da ABDI - Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial, Roberto dos Reis Alvarez; o presidente da Tutto Trasporti, Agenor Boff; o gerente da WEG Automação, Valter Luiz Knihs; e o diretor executivo da Zeppini, Paulo Rogério Fernandes.

Sobre a exposição e o workshop

Instalada em um espaço de 524 metros quadrados, a exposição reunirá exemplos de veículos elétricos, bem como de componentes e serviços. A exposição será aberta ao público a partir das 12h do dia 9 de novembro.

O 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos acontecerá dia 9 de novembro, das 8h às 18h. A abertura dos trabalhos reunirá o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia - SETEC/MCT, Eduardo Soriano Lousada; o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa de Energética), Maurício Tolmasquim; o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Junior; e o diretor geral do INEE e presidente do Conselho Diretor da ABVE, Jayme Buarque de Hollanda.

Durante todo o dia os profissionais discutirão questões do desenvolvimento tecnológico e as implicações dos veículos elétricos nas pesquisas e no ensino. Entre os temas estão os desafios para a política científico-tecnológica relacionada aos veículos elétricos, a acumulação de energia neste tipo de veículo e os motores e controles dos VEs.

Ficha Técnica dos veículos elétricos

Scooter testada pela CPFL e Unicamp
Bateria: chinesa, de polímero de lítio
Potência: mil watts
Velocidade: 30 amperes/hora
Autonomia: 70 km

Projeto Aris (CPFL)
Bateria: de lítio
Carregamento de bateria: em média cinco horas
Peso: aproximadamente 600 kg
Capacidade de carregamento: 350 kg
Velocidade máxima: 80 km/h
Autonomia: até 120 km

Ônibus Híbrido (Eletra)
Comprimento: 12 metros
Peso aproximado do veículo em ordem de marcha: 14 toneladas
Duplo sistema de freio: elétrico e pneumático
Raio de Giro de 12 metros
Potência do Motor de Tração: 120 Kw Nominal / 240 Kw Máximo - 1800/3600 RPM
Moderno Controle Eletrônico de Tração por "CHOPPER" à IGBT (Insulated Gate Bi-Polar Transistor)
Grupo Motor-Gerador e Banco de Baterias Tracionárias Pb-ácidas
Potência do Grupo Motor-Gerador: 110 Hp (com ar condicionado)
Velocidade Máxima: 60Km/h
Aceleração: 1,2 m/seg²
Duplo Sistema de Frenagem: elétrico e pneumático
Nível de ruído interno baixo (inferior a 70db - comparável ao ruído gerado por um trólebus)
Baixa emissão de gases poluentes (motor diesel em rotação fixa)

Pálio Weekend (FIAT)
Potência Máxima: 28 kw (37,8 cv)
Bateria: suíça, de Sódio-Níquel-Cloro
Tensão: 253 V
Energia: 19,2 Kwh
Tempo de recarga: 8 horas
Tração: dianteira
Freios: de serviço: Hidráulico com comando a pedal
Suspensão dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
Amortecedores: hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais
Suspensão traseira: com rodas independentes, braços inferiores longitudinais e barra estabilizadora. Amortecedores: hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais
Peso: em ordem de marcha: 1180 kg
Carga útil: (com condutor) 310 kg
Comprimento do veículo: 4.237 mm
Largura do veículo: 1.639 mm
Altura do veículo (vazio): 1.504 mm
Distância entre-eixos: 2.437 mm
Bitola dianteira: 1.418 mm
Bitola traseira: 1.420 mm
Velocidade máxima: 100 km/h (0 a 60 km/h: 9 s)
Autonomia - circuito misto urbano/rodoviário: 120 km

Serviço

VE2009 – 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos e 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos
  • Data: de 9 a 11 de novembro
  • Horário: 8h30 às 18h
  • Endereço: Espaço CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera), em Campinas, São Paulo, Brasil
  • Informações: telefone (21) 2532-1389, site www.ve.org.br ou pelos e-mails inee@inee.org.br e abve@abve.org.br

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Apoios

Expositores

www.eletrabus.com
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http://www.moura.com.br

Organização

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