Veículos Elétricos 2009 - 6 Seminário e Exposição de Veículos Elétricos a Bateria, Híbridos e de Célula Combustível

INEE e ABVE realizam 6º Seminário e exposição de veículos elétricos em Campinas

O Evento será realizado de 09 a 11 de novembro no Espaço CPFL Cultura. Este ano também contará com um workshop, dedicado às questões do desenvolvimento tecnológico e às implicações dos VEs nas redes de distribuição de energia elétrica e no meio ambiente.

As principais montadoras de todo o mundo estão utilizando os mais famosos Salões do Automóvel da Europa para apresentar suas versões elétricas à bateria ou híbridas (nas quais a energia elétrica é gerada a bordo) de seus veículos, preconizando o início de uma nova história para o automobilismo mundial. Além disso, as vantagens do acionamento elétrico sobre o convencional já são reconhecidas, novos fabricantes estão entrando nesse mercado e os governos de vários países vêm adotando atitudes pró-ativas a favor do acionamento elétrico, principalmente pela eficiência energética e pela redução das agressões ao meio ambiente que caracterizam esses automóveis.

É neste cenário propício que o INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética - e a ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico - promovem, entre os dias 9 e 11 de novembro, no Espaço CPFL Cultura, em Campinas, interior de São Paulo, o 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos. O evento é patrocinado pela CPFL Energia, BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social , UTE Norte Fluminense, ABRADEE - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - e pelo Governo Federal.

O evento terá como atração extra o 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos, no dia 9 de novembro, dedicado às questões do desenvolvimento tecnológico e implicações dos VEs nas pesquisas e no meio ambiente. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ve.org.br. Informações pelo telefone (21) 2532-1389. As vagas são limitadas.

Sobre os VEs

Os VEs são veículos automotores nos quais pelo menos uma das rodas é acionada por motor elétrico. Eles caracterizam-se pela alta eficiência energética e pelo baixo ou nulo nível de emissões de poluentes atmosféricos e de ruídos. Além disso, são confortáveis e apresentam baixo custo operacional. Como diferentes fontes de energia podem ser utilizadas, o termo veículo elétrico engloba uma ampla gama de tipos e subtipos bem diferentes entre si e que, também, se encontram em estágios distintos de desenvolvimento.

“Os veículos elétricos compreendem os trólebus, que recebem energia de uma rede aérea, carros à bateria, que se abastecem com eletricidade da rede pública ou outra fonte externa, quando estacionados, e os híbridos, nos quais a energia é gerada a bordo, por um conjunto motor/gerador, a partir de combustíveis convencionais, ou em células a combustível, que utilizam hidrogênio. Há também os chamados Plug-In, que combinam essas duas concepções, nos quais o grupo motor/gerador estende a autonomia do veículo em relação aos acionados apenas a partir de baterias. Veículos elétricos podem se enquadrar em todos os tipos de veículos: duas rodas e triciclos, carros de passeio, ônibus e caminhões, variando a tecnologia”, explica o diretor-presidente da ABVE, Pietro Erber.

VEs no Brasil

Embora a quantidade de VEs em uso ainda seja pequena, mesmo nas economias mais desenvolvidas, as compras desses veículos crescem de forma explosiva. Em breve, fatalmente a novidade chegará ao Brasil. Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE, destaca que, além dos VEs que estão sendo oferecidos pelas montadoras ao mercado e do surgimento de novas empresas para a fabricação ou importação desses automóveis, observa-se, também, o interesse das empresas de energia por esses novos consumidores.

De acordo com ele, para as empresas elétricas o assunto interessa principalmente pelo fato de que os VEs poderão modificar os fluxos de energia nas redes de distribuição, além de configurarem um novo mercado. “A conexão dos VEs com as redes, além do carregamento das baterias, ensejará uma interação benéfica para os serviços de eletricidade”, diz.

“As vendas de veículos elétricos têm crescido no mundo todo, desde o início deste século, como consequência das novas tecnologias e da redução de preços de seus componentes principais. A tendência é que esses veículos cheguem cada vez mais rapidamente a todos os mercados com o aumento das escalas de produção e da queda de preços. Apenas no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, por exemplo, a Mercedes anunciou para 2013 a versão elétrica do esportivo Mercedes-Benz SLS e a Ford apresentou o Focus BEV Concept, com motor elétrico de 100 kW e baterias de íon de lítio que podem ser recarregadas em tomadas convencionais de 230 volts em seis ou oito horas. A Hyundai divulgou, em junho, que colocará no mercado coreano, ainda este ano, o híbrido Avante (elétrico/GLP - Gás Liquefeito de Petróleo) e prepara, para 2010, uma nova versão elétrico/gasolina”, enumera Pietro Erber.

Sobre o seminário

O seminário terá tradução simultânea português-inglês, pois contará com a presença de especialistas internacionais no setor de veículos elétricos, como o diretor executivo da Electric Mobility Canadá, Key Note Speaker, que falará sobre as ações da Associação Canadense de Veículos Elétricos, criada para promover o uso desses automóveis naquele país.

Para a discussão sobre a relação dos VEs e as concessionárias elétricas do Brasil foram convidados Paulo Cezar Tavares, vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL Energia; Djalma Bastos de Morais, presidente da CEMIG; Carlos Alberto Affonso, diretor administrativo-financeiro da UTENF; José Luiz Alquéres, presidente da LIGHT; e Antonio Otelo Cardoso, diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, e o presidente do Conselho Diretor da ABRADEE, Firmino Ferreira Sampaio, que coordenará o painel dedicado a esse tema.

Sobre a contribuição dos VEs para a redução das emissões urbanas e gases de efeito-estufa (painel Veículos elétricos: meio ambiente e responsabilidade social) deverão participar das discussões um dos fundadores da ABVE e seu primeiro presidente, Antonio Nunes Júnior; o chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica e professor de Patologia da USP – Universidade de São Paulo, Paulo Hilário Nascimento Saldiva, e a diretora da ELETRA e da METRA, Maria Beatriz Setti Braga.

Sobre o tema Veículos elétricos e as montadoras brasileiras deverão participar dos debates o gerente do departamento de Indústria Pesada do BNDES, Paulo Castor de Castro; o diretor de Desenvolvimento da FIAT, Carlos Eugênio Fonseca Dutra; e o diretor de Planejamento da Mitsubishi Motors, Reinaldo Muratori. E, para as discussões sobre os “novos atores brasileiros” desse mercado foram convidados o gerente da ABDI - Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial, Roberto dos Reis Alvarez; o presidente da Tutto Trasporti, Agenor Boff; o gerente da WEG Automação, Valter Luiz Knihs; e o diretor executivo da Zeppini, Paulo Rogério Fernandes.

Sobre a exposição e o workshop

Instalada em um espaço de 524 metros quadrados, a exposição reunirá exemplos de veículos elétricos, bem como de componentes e serviços. A exposição será aberta ao público a partir das 12h do dia 9 de novembro.

O 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos acontecerá dia 9 de novembro, das 8h às 18h. A abertura dos trabalhos reunirá o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia - SETEC/MCT, Eduardo Soriano Lousada; o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa de Energética), Maurício Tolmasquim; o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Junior; e o diretor geral do INEE e presidente do Conselho Diretor da ABVE, Jayme Buarque de Hollanda.

Durante todo o dia os profissionais discutirão questões do desenvolvimento tecnológico e as implicações dos veículos elétricos nas pesquisas e no ensino. Entre os temas estão os desafios para a política científico-tecnológica relacionada aos veículos elétricos, a acumulação de energia neste tipo de veículo e os motores e controles dos VEs.

Serviço

VE2009 – 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos e 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos
  • Data: de 9 a 11 de novembro
  • Horário: 8h30 às 18h
  • Endereço: Espaço CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera), em Campinas, São Paulo, Brasil
  • Informações: telefone (21) 2532-1389, site www.ve.org.br ou pelos e-mails inee@inee.org.br e abve@abve.org.br

Assessoria de Comunicação e de Imprensa

Ateliê da Notícia / Central de Comunicação

Jornalistas responsáveis: Vera Longuini e Adelaine Cruz. Fones:

  • escritório (19) 3252-9385;
  • redação - Nextel (19) 7851-2632 ID 80*43799;
  • Vera - (19) 7805-9609 - ID 80*46804;
  • celular - (19) 9771-6735

contato@ateliedanoticia.com.br | www.ateliedanoticia.com.br


Patrocínios

www.cpfl.com.br



www.bndes.gov.br         

www.utenortefluminense.com.br     
www.abradee.org.br

 

Apoios

Expositores

www.eletrabus.com
http://www.motor-z.com.br
http://www.moura.com.br

Organização

www.inee.org.br
www.abve.org.br