JAYME BUARQUE DE HOLLANDA
Presidente do Conselho Diretor do INEE – Atualmente trabalha visando o aumento da eficiência no uso do etanol combustível.
É engenheiro (PUC-RJ 1964) e estatístico (ENCE 1966), com pós graduação em sistemas de controle na França (SUPAERO, Paris 1967/8). Fez carreira profissional inicialmente na EMBRATEL e depois na ELETROBRAS onde trabalhou no planejamento econômico financeiro do setor elétrico e participou das primeiras iniciativas com programas de eficiência energética no Brasil. Foi diretor econômico-financeiro da EMBRATEL e participou de conselhos administrativo e fiscal de diversas empresas e foi até recentemente o representante da sociedade civil no Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética – CGIEE.
Fundador do INEE onde foi Diretor Geral por 28 anos e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE que presidiu por mais de 10 anos.
JOSÉ DA COSTA CARVALHO NETO
Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (1969).
Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (1971). Trabalhou na Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais, de fevereiro de 1966 a janeiro de 1999, como estagiário, engenheiro, gerente de Divisão, gerente de Departamento, Superintendente, Diretor, Presidente e Presidente do Conselho de Administração. Trabalhou na Arcadis Logos Energia, como Diretor-Presidente, de 1999 a 2010. Trabalhou nas Centrais Elétricas Brasileiras-Eletrobras, como Presidente de fevereiro de 2011 a julho de 2016.
Sócio da ABC Energia de 2017 até a presente data.
HELDER QUEIROZ PINTO JÚNIOR
Professor Titular do Instituto de Economia (IE)/Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Grupo de Economia da Energia do IE/UFRJ.
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Economia Aplicada pelo Institut d´Economie et Politique de l´Energie /Université de Grenoble/França(1993).
Entre janeiro e novembro de 2001, foi Professor Visitante na University of Oxford (Centre for Brazilian Studies); Professor Vistante na Université de Paris XI (jan-fev 2004) e Professor Visitante da Université Paris Dauphine (outubro/dezembro de 2015). Tem trabalhos na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Economia da Energia e Regulação Econômica.
Entre 2011-2015 foi Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
DIRETORIA EXECUTIVA
FERNANDO PINTO DIAS PERRONE
Diretor Geral do INEE.
Coordenador do GT de Eficiência Energética do World Energy Council – Brasil, Coordenador GT de Eficiência Energética da Comissão de Integração Energética Regional, Conselheiro de Administração da Essenz Soluções.
Mais de 40 anos de experiência na Eletrobras, tendo ocupado os seguintes cargos: Assessor de Regulação da Geração, Coordenador Geral da Diretoria de Regulação da Eletrobras, Assistente da Diretoria de Regulação da Eletrobras, Chefe do Departamento de Projetos de Eficiência Energética do PROCEL, Coordenador da Secretaria Técnica do Programa de Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica), Chefe da Divisão de Projetos Setoriais de Eficiência Energética do PROCEL, Coordenação nas áreas de Automação, Sistemas de Supervisão e Controle e Conservação de Energia.
MBA em Energia, IBMEC-RJ – 2002. Consultor do PNUD e Banco Mundial para os Governos do Peru (1994) e do Equador (2001). Pós-graduações – Automação e Sistemas de Potência (UNICAMP/ COPPE-UFRJ); Análise de Sistemas de Computação (MACKENZIE-SP); Administração Pública para Desenvolvimento de Executivos (EPAB/FGV-RJ).
Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – 1980/1981. Autor de diversas publicações na área de energia elétrica em fóruns nacionais e internacionais.
Engenheiro Eletricista formado na PUC- RJ – 1978.
EDSON SZYSZKA
Diretor Executivo do INEE, Pós-graduado em Sistemas de Alta Tensão pela Coppe/UFRJ e graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ em 1978.
Artigos publicados em congressos nacionais e internacionais (CIGRE, EFFICIENTIA, SNPTEE, ERLAC, SNCAI e outros), e em revistas especializadas (Eletricidade Moderna, Brasil Energia, Bahia Energia, Canal Energia, Revista Anual da ESG). Coordenou comissões de normas de equipamentos de alta potência no – COBEI.
Pesquisador Sênior e Gerente do Programa de Eficiência Energética para a Indústria do CEPEL. Autor de livros e manuais de metodologias para programas de Eficiência Energética na Indústria. Gerenciou a implantação de programas de Eficiência Energética em Federações de Indústrias de 20 estados do país. Foi Gerente do Projeto CEPEL/Eletrobrás/Tractebel para Diagnósticos Energéticos em indústrias de grande porte. Chefe dos Laboratórios de Alta Corrente para Ensaios em Equipamentos e Chefe da Divisão de Medição e Qualidade (DVMM) do CEPEL. Coordenou a área de projetos em engenharia do Grupo SUPERPESA – Off-Shore, e foi Supervisor de Engenharia de Campo da General Electric do Brasil.
MARCELO MEIRELLES
Diretor Executivo do INEE.
MBA em Marketing pela COPPEAD/UFRJ, M.Sc. em Técnicas de Alta Tensão COPPE/UFRJ. Graduação em Engenharia Elétrica –UFRJ.
Destaques/principais projetos: Participação na implementação do projeto de geração a cavaco de madeira UTE Campo Grande (150MW); Coordenação do projeto executivo do Pacote Eletromecânico 2 da UTEN Angra 3, em conjunto com a Engevix; Engenharia do Proprietário da UTE Pampa Sul (340MW, carvão); Embaixador da América Latina no departamento de “Energy Transition” da Tractebel Engineering.
Foi Diretor de Projetos BRASYMPE ENERGIA S.A., Executivo de Negócios ATIVA Consultoria e Representações LTDA, Superintendente de Geração Térmica, Gás e Renováveis da TRACTEBEL ENGINEERING (2013-2018), Diretor de Desenvolvimento e Implantação da MULTINER S.A (2008-2012), Diretor Executivo da MEGAVOLT Engenharia, Comércio e Participações LTDA, Diretor Executivo | Diretor Administrativo Financeiro da BENCO ENERGIA LTDA (2005-2006).
Pesquisador, Coordenador de Programa e Superintendente Administrativo do CEPEL/Eletrobras (1987-2000), Engenheiro, CSN – Companhia Siderurgica Nacional Engenheiro (1986-1987).
MARCOS JOSÉ MARQUES
Colaborador Co-Fundador do INEE.
Bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1965.
Diversos estágios e cursos de extensão no Brasil e no exterior; vários outros cursos de média e curta duração no Brasil e no exterior, nos campos de administração geral, gestão tecnológica, administração fiscal, administração financeira, administração pública, energia, organização e sistemas e qualidade.
Exerce hoje e já exerceu os seguintes principais cargos e funções: Consultor; Presidente do Conselho Diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética, 1992-2022; Membro do Conselho Empresarial de Energia da Firjan, 2008-2020; Membro do Conselho de Administração da Zilor, 2009-2019; Membro do Comitê Gestor de Eficiência Energética (CGIEE-MME) 2001- 2007; Membro do Comitê Gestor do Fundo Sul Americano (PROSUL – MCT) 2002-2009; Membro do Conselho Consultivo do CONPET – Petrobrás- 2005-2007; Presidente do Conselho de Administração da UTE Norte Fluminense de 1998 a 2002; Membro do Conselho da Administração da Eletronuclear, 1998 a 2002; Membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Energia (MCT) 2001 a 2003; Presidente do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP/MCT, de 1995 a 1998; Membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 1995-1998; Diretor de Gestão Corporativa e Financeira da Eletrobras, 1993-1994; Presidente do Conselho de Administração da Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF, 1993-1994, Presidente do Conselho de Administração da ESCELSA, 1993; Diretor Geral do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica – CEPEL, 1991/1992; Diretor de Coordenação da Eletrobras, 1985-1990; Secretário Executivo do PROCEL, 1986-1990; Presidente do Conselho de Administração de Furnas Centrais Elétricas, 1990; Membro dos Conselhos de Administração do BNDES, da SUFRAMA, da LIGHT, da ELETRONORTE, da CESP e de FURNAS, no período de 1979 a 1994. Secretário Geral do Ministério da Indústria e do Comércio, no período de 1979 a 1984, quando presidiu a Comissão Executiva Nacional do Álcool – CENAL; Chefe de Gabinete e Secretário Adjunto da Secretária de Estado da Fazenda de Minas Gerais no período de 1975 a 1979: Diversas posições de gerência na CEMIG, nas áreas de distribuição e de sistemas, no período de 1966 a 1974 Rio de Janeiro, 05-07-2024.