Workshop de Medição & Verificação - M&V2014
Protocolo Internacional de Medição e Verificação

Auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro (subsolo)
Rua da Candelária 9, Rio de Janeiro – RJ
6 de agosto de 2014, 08h30 às 17h15


Por entender a importância da M&V para uma real avaliação de ações de eficiência energética, o INEE trabalhou na tradução e adaptação às condições brasileiras das últimas versões do PIMVP bem como de sua divulgação.

O tema cresce de importância a partir da Resolução Normativa No 556/13 da ANEEL que aumenta a necessidade de um melhor conhecimento do PIMVP pelos técnicos envolvidos em projetos do PROPEE - Procedimentos do Programa de Eficiência Energética.

 

Sobre o Workshop

O Workshop organizado pelo INEE visa apresentar e discutir a aplicação do Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance, PIMVP. Para avaliar o resultado de uma ação de eficiência energética é preciso medir o consumo antes e depois de sua realização. Quando essa ação envolve sistemas complexos tais como edificações, supermercados e indústrias, a M&V precisa seguir uma sistemática ou protocolo que garanta a padronização e consistência de resultados.

 

Avaliação de Resultados

Uma avaliação de resultados isenta é fundamental nos contratos de Risco/Performance com Empresas de Serviços de Energia – ESCOs, considerando todos os aspectos contratuais, inclusive os financeiros. É importante, também, para avaliar resultados de programas de eficientização energética do governo.

 

Protocolo PIMVP

O Protocolo PIMVP desenvolvido pela EVO - Efficiency Valuation Organization, vem sendo aperfeiçoado há mais de duas décadas, com adaptações para utilização em diversos países e situações. A versão brasileira do PIMVP (volume 1, janeiro de 2012), disponível para download no site da EVO, foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Eficiência Energética – INEE, contando com o patrocínio da EDF-NF que também apoia a realização do presente evento.

 


Público alvo

Concessionárias Elétricas;
Empresas Distribuidoras;
Especialistas em eficiência energética;
Escos;
Agências de Crédito financiadoras da eficiência energética;
Agências Reguladoras;


Patrocínio




Apoios






Organização