III Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol

Auditório Bosch
Via Anhanguera, Km 98 - Campinas, SP
20 e 21 de setembro de 2016


Programa - (Download do Programa)
20 e 21 de setembro



20 de setembro

Início Término Atividade
08h30 09h30 Inscrição
09h30 10h30

Abertura

Marcos José Marques, Diretor Presidente do Conselho Diretor do INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética
Besaliel Botelho, Presidente da Robert Bosch América Latina
Aurélio Amaral,, Diretor da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis: “Perspectivas para o etanol na matriz de transportes no Brasil”

10h30 11h30

Especificação do Etanol

O etanol distribuído no Brasil (E100), um combustível homogêneo e a “gasolina” é o E27. Nos EUA adota-se o E85 (85% etanol e 15% gasolina) que, na prática, pode ser o E51 a E81, além do E10. A mesa analisa qual seria a mistura ideal visando o uso otimizado em motores Otto.

Coordenador:
José Vitor Bomtempo Martins, Pesquisador Associado e Professor da Pós-graduação da Escola de Química/UFRJ.
Palestrantes:
Ricardo Abreu, Diretor Global de Tecnologia da MAHLE: “Etanol Eficiente: alternativa brasileira para o controle dos gases de efeito estufa”
Alfred Szwarc, Especialista em emissões veiculares “Etanol e as emissões locais”
11h30 12h30

Etanol e Cadeia Energética da Cana

Novas variedades de cana, de técnicas de gestão agrícola e de processamento industrial já dominadas ou de grande potencial, como o etanol de 2ª geração, vão tornar o etanol cada vez mais competitivo tanto do ponto de vista econômico quanto sócio-ambiental. A mesa discute as oportunidades criadas e barreiras a vencer para acelerar o aumento de produtividade do setor sucroenergético.

Coordenador:
Plinio Mário Nastari, presidente da DATAGRO
Palestrante:
Manoel Régis Lima Verde Leal, Pesquisador do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol: “Oportunidades Para Aumento da Produtividade na Agro-Indústria da Cana de Açúcar”
Debatedor:
Denis Arroyo,, Diretor Agrícola do grupo Zilor (convidado)
12h30 14h00 Intervalo do almoço
14h00 15h00

Painel: Carros Leves a Etanol no Mercado Brasileiro

Tecnologias que vão se tornando lugar-comum - injeção direta, turbos, transmissão automática permitem obter elevados desempenhos no uso do etanol em motores adequados. A mesa examina as oportunidades e barreiras que se colocam para as montadoras atenderem milhões de motoristas brasileiros que usam apenas o etanol com carros projetados para emprego desse combustível com alto rendimento, e/ou flex otimizados para seu uso.

Coordenador:
Francisco Emílio Baccaro Nigro, Professor da Escola Politécnica da USP (convidado)
Debatedores:
Roger Tadeu Guilherme, Gerente da Área de Engenharia de Motores e Transmissão da Volkswagen do Brasil
Celso Ribeiro, Grupo Gerenciamento Energético, Engenharia Veículos da, FORD
15h00 16h00

Uso Eficiente do Etanol e Emissão de GEE

O uso do etanol como alternativa à gasolina tem grande e reconhecida importância para reduzir a emissão de GEE no consumo automotivo brasileiro. Como o uso mais eficiente favorece este resultado, a mesa discute em que medida, ele pode/deve ser incorporado aos compromissos brasileiros para redução das emissões definidas na COP 21.

Coordenador:
José Roberto Moreira, Professor da USP
Palestrantes:
André Ferreira, Diretor Executivo da IEMA: “A importância do etanol na descarbonizaçõa do setor de transporte brasileiro”
Erwin Franieck, Gerente de desenvolvimento de sistemas de controle do motor e inovação, da Divisão Gasoline Systems da Bosch: “Uso eficiente do etanol como meio para atender as metas internacionais de redução das emissões veiculares de GEE
16h00 17h30

Etanol no transporte pesado (etanol no lugar de diesel)

Apesar do subsídio ao uso do diesel, sua substituição por etanol ao custo de produção deste último seria competitiva para a agroindústria da cana. Vem sendo também usado em diversos países para reduzir emissões urbanas e cumprir metas de descarbonização dos transportes. A mesa examina a viabilidade técnica, econômica e social dessas substituições no Brasil.

Coordenador:
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE
Palestrantes:
Hugo Nicioli, Engenheiro da SCANIA da área de tecnologias para combustíveis alternativos: “Apostas da SCANIA na substituição do diesel pelo etanol”
A definir, Bosch: “Perspectivas do uso do etanol em transporte pesado”
Adriano Rishi, Diretor da Cummins: “Substituindo o diesel com o motor Ethos 2.8 L”

21 de setembro

Início Término Atividade
09h00 10h30

Painel : Motores a etanol – P&D e academia

No passado, houve grande interesse nas universidades e centros de pesquisa no aperfeiçoamento dos motores a etanol. Hoje, apesar da importância da cana no país há poucos trabalhos acadêmicos e alguns desenvolvimentos por empresas sistemistas. A mesa examina como retomar o tema, promovendo e estimulando iniciativas de pesquisa e desenvolvimento relativas ao uso otimizado do etanol.

Coordenador:
Marcos Langeani, Diretor da NEXT Engenharia
Debatedores:
Sergio Leal Braga, Diretor Instituto Tecnológico ITUC - PUC-Rio
Waldyr Gallo, Professor UNICAMP
Márcio Turra de Ávila, Professor da UFSCar
10h30 11h30

Marketing do uso eficiente do etanol

A informação de que o etanol equivale a 70% da gasolina é equivocada, porém amplamente difundida, apesar de evidências em contrário, que serão apresentadas. A mesa indica como orientar consumidores e tomadores de decisão do governo quanto ao uso adequado desse combustível .

Coordenador:
(a definir)
Palestrante:
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE: “Paridade 70: um falso conceito a ser desconstruído”
Debatedor:
Adhemar Altieri, Diretor Executivo da MediaLink Corporate Communications
11h30 12h30

Fórmula Inter a etanol

A Fórmula Inter, mais inovadora modalidade do automobilismo brasileiro (2016), usa motor desenvolvido para usar o etanol como único combustível. A mesa apresenta o veículo e discute como essa experiência contribui para aumentar a eficiência veicular com etanol.

Coordenador:
(a definir)
Palestrantes:
Marcos Galassi, Empresário idealizador da Fórmula Inter: “A criação da Fórmula Inter, seus objetivos e a opção pelo etanol"
José Mateto, Gerente da BOSCH: “Aperfeiçoamentos possíveis dos motores a etanol da Fórmula Inter”
12h30 14h00 Intervalo do almoço
14h00 15h00

Ações de governo

Incentivos fiscais e de outras naturezas, ao aumento da eficiência energética dos carros (Inovar Auto) podem ser usados para promover o uso mais eficiente do etanol.

Coordenador:
Pietro Erber, Diretor do INEE
Palestrantes:
Thomas Paris Caldellas, Coordenação-Geral das Indústrias do Complexo Automotivo; Departamento das Indústrias Para Mobilidade e Logística do MDIC
Marcelo Bales, Engenheiro da CETESB, membro do Comitê do Programa Etiquetagem Veicular do INMETRO
15h00 16h00

Panorama Internacional

Estimulado pela questão ambiental e por dificuldades para reconciliar o uso eficiente e a baixa emissão de CO2 do diesel, o interesse pelo etanol como combustível deve aumentar, sobretudo na Europa. Também deve aumentar a demanda pelo emprego de motores a etanol eficientes. O Brasil tem toda a condição de liderar esta tendência.

Coordenador:
Pietro Erber, Diretor do INEE

Palestrante:
Luiz Augusto Horta Nogueira, Pesquisador do NIPE, Professor da UNIFEI: “Criando as bases para uma terceira revolução do etanol”

Debatedor:
Marcelo Khaled Poppe, CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
16h00 17h30

Painel Final

O uso eficiente do etanol veicular, além dos impactos ambientais e sociais favoráveis, afeta positivamente a economia dos consumidores e de todos os agentes ao longo da sua cadeia de produção e transformações da cana. Sua maior difusão contribuirá para revigorar a oferta do único combustível renovável produzido em larga escala sem subsídios e sem monetização de suas externalidades positivas. Também contribuirá para diversificar a produção da indústria automotiva visando novos mercados, aqui e no exterior, além de favorecer o aumento da geração de energia elétrica disponível para o mercado, substituindo energias fósseis.

Coordenador:
Marcos José Marques, Presidente do Conselho Diretor do INEE
Debatedores:
Luiz Augusto Horta Nogueira, Pesquisador do NIPE, Professor da UNIFEI
Bernardo Hauch Ribeiro de Castro, Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa - Área de Indústria de Base do BNDES
Elizabeth Farina, Presidente UNICA


Patrocínio

 


Apoios

 

 


Organização


Iniciativa