Veículos Elétricos 2010 - 7° Seminário de Veículos Elétricos - Challenge Bibendum

Clique aqui para download das palestras do seminário.

O 7º Seminário de Veículos Elétricos foi um evento fechado organizado pela ABVE e pelo INEE como parte do Challenge Bibendum 2010.

A venda mundial de veículos elétricos híbridos cresceu na última década a uma taxa anual de 46% e as vendas, em 2009, atingiram 750 mil carros. Mais caros que os carros convencionais, têm conquistado o mercado pelo conforto, elevada eficiência e menores custos operacionais e ambientais. Em 2009 quase todas as montadoras anunciaram o lançamento de veículos elétricos (VEs) de variados tipos.

Apesar de a expansão ser devida, sobretudo, aos veículos híbridos, a demanda explosiva estimulou a pesquisa e melhora dos componentes do acionamento elétrico. Baterias com maior capacidade e perspectiva de custos decrescentes justificam a diversificação dos tipos de VE oferecidos, incluindo os que dependem apenas das baterias e os híbridos “plug-in” anunciados por diversas montadoras.

Cresce a atitude pró-ativa de governos, notadamente dos EUA, a favor do acionamento elétrico mediante estímulos aos avanços tecnológicos dos componentes e barreiras aos carros com nível de emissões elevadas. A expectativa é que os VE se tornem, em futuro não distante, um novo paradigma de acionamento dentro de um processo que já teve início.

Ao romper uma tradição centenária de acionamento com motores de combustão interna, as conseqüências são complexas, pois afetam a maior indústria do mundo. Entender como ocorrerá a transição e os efeitos na economia brasileira é muito importante, pois já começa a se organizar um mercado no país e muitos atores deste processo se preparam para atender um mercado explosivo que compreende, além dos carros, toda a gama de veículos automotivos.

Nessa sétima realização do Seminário de veículos elétricos, os organizadores destacaram três temas que serão debatidos pelos convidados, em mesas redondas:

Road-Map para Veículos Elétricos No Brasil

Vários países do mundo têm preparado estudos (“Road Map”) com análises abrangentes sobre as modificações esperadas na economia, nas indústrias automobilística e de componentes, resultantes da introdução de um acionamento automotivo onde os componentes diferem dos atuais e que, ao mesmo tempo, modificam a estrutura de fornecimento e uso da energia. A ABVE preparou um “Road map” (674KB.pdf) voltado para a realidade brasileira visando informar e integrar todos os atores envolvidos neste processo.

Veículos Elétricos e Redes Elétricas Inteligentes

O VE estacionado (para muitos carros, acima de 90% do tempo) e conectado à rede elétrica, além de carregar a bateria, pode ajudar a melhorar a qualidade da energia elétrica distribuída pela concessionária local.

Veículos Elétricos Híbridos a Etanol

Devido à elevada eficiência intrínseca dos veículos híbridos e o baixo nível de emissões dos motores acionados com etanol é fácil demonstrar que Veículos Elétricos Híbridos a Etanol serão os mais “limpos” do mundo. Por razões óbvias esta possibilidade só pode ocorrer no Brasil. Análises superficiais têm colocado os veículos elétricos como ameaças ao uso do etanol, enquanto uma avaliação das opções de emprego de combustíveis ensejada pelos veículos híbridos mostra que o etanol poderá substituir parcela apreciável do diesel.

Patrocínios

www.challengebibendum.com
www.utenortefluminense.com.br
www.abradee.org.br
www.weg.net/br
CPFL Energia
FETRANSPOR - Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro
UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar
Eletra - A ELETRA é uma empresa brasileira proprietária de tecnologia de tração elétrica para transporte urbano

Organização

Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)
INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética