Veículos Elétricos 2009 - 6 Seminário e Exposição de Veículos Elétricos a Bateria, Híbridos e de Célula Combustível

Para consultar o programa do Workshop ou do Seminário e fazer o download das palestras clique Programa do Workshop ou Programa do Seminário.

O DVD do evento, com os vídeos e apresentações (ppt, pps ou pdf), está disponível no INEE.

O ano de 2009 será um marco na história do automobilismo: as vantagens do acionamento elétrico sobre o convencional foram amplamente reconhecidas; montadoras anunciaram o lançamento de veículos elétricos (VEs), surgiram novos fabricantes e governos adotaram uma atitude pró-ativa a favor do acionamento elétrico que, além de mais eficiente, reduz as agressões ao meio ambiente.

Embora a quantidade de VEs em uso ainda seja pequena, mesmo nas economias mais desenvolvidas, as compras desses veículos crescem de forma explosiva. Na era da globalização, é fatal que a novidade chegue ao Brasil. Algumas montadoras já se preparam para oferecer VEs ao mercado, novas empresas se apresentam fabricando e/ou importando veículos e se observa o interesse das empresas de energia por esses novos consumidores.

Além de constituírem um novo mercado para as empresas elétricas, os VEs poderão modificar os fluxos de energia nas redes de distribuição. A conexão dos VEs com as redes, além do carregamento das baterias, ensejará uma interação benéfica para os serviços de eletricidade.

Estes temas serão discutidos nessa sexta edição do evento que, além do Seminário e da Exposição, incluirá um Workshop, no dia 9 de novembro, dedicado às questões do desenvolvimento tecnológico e implicações dos VEs nas pesquisas.

A exposição terá início no dia 9, às 12:00, e o Seminário no dia 10 de novembro.

Para conhecer os programas do Workshop e do Seminário, clique em Workshop e Seminário, respectivamente.

9 de novembro 10 de novembro 11 de novembro
Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde
Workshop Tecnologias de VE início às 09:00 início às 14:30
Exposição VE2009 início às 12:00 início às 09:00 início às 09:00
Seminário VE2009 início às 09:00 início às 14:30 início às 08:30 início às 14:30

 

Veículos Elétricos
Veículos elétricos (VE) são veículos acionados por motor(es) elétrico(s). Compreendem os trólebus, que recebem energia de uma rede aérea, VEs a bateria, que se abastecem na rede elétrica quando estacionados e VEs híbridos. Nestes, a energia é gerada a bordo a partir de combustíveis convencionais ou de células a combustível que utilizam hidrogênio. Podem atender a todas classes de auto-veículos: duas rodas e tri-ciclos, carros de passeio, ônibus e caminhões.

Patrocínios

www.cpfl.com.br



www.bndes.gov.br         

www.utenortefluminense.com.br     
www.abradee.org.br

 

Apoios

Expositores

www.eletrabus.com
http://www.motor-z.com.br
http://www.moura.com.br

Organização

www.inee.org.br
www.abve.org.br