Abertura
Força do arrasto e a economia de energia no Brasil
Demanda e perdas de energia no Brasil: seus efeitos na economia e no meio ambiente, destacando as que ocorrem nos transportes rodoviários, devidas à resistência do ar.
Aerodinâmica dos veículos
Mesa redonda para discutir em que medida é possível reduzir forças de arrasto no Brasil usando técnicas aerodinâmicas de projeto, avaliação e medida e o emprego de acessórios como defletores, spoilers e outros.
Intervalo do café
Superfície do veículo e arrasto
Superfícies muito lisas reduzem forças de arrasto. Superfícies com pequenas mossas (“dimples”) amplificam esse efeito: bolas de golfe alcançam o dobro da distância das bolas lisas e maiôs com a textura semelhante à da pele do tubarão aumentam a velocidade de nadadores. A mesa discute em que medida a natureza das superfícies pode reduzir o arrasto dos veículos.
Almoço
Menos arrasto: perspectivas dos fabricantes
Nessa mesa, especialistas da indústria de veículos discutem em que medida o tema do arrasto é ou pode ser considerado pela indústria brasileira, e quais os incentivos e barreiras para tanto.
Intervalo do Café
Projeto Green Freight do Banco Mundial
O Banco Mundial está desenvolvendo o projeto Green Freight para aumentar a eficiência energética nos transportes rodoviários. Iniciado na China, começa a avaliar sua aplicação no Brasil. Dentre outras ações, visa reduzir as perdas causadas pelas forças de arrasto.
Forças de Arrasto, políticas energética e de transporte
Nos transportes rodoviários, onde as velocidades médias são elevadas e a avaliação do coeficiente de arrasto pode ser feita com metodologia simples, discute-se a possibilidade e/ou conveniência de uma ação política de incentivo à redução do arrasto em caminhões e ônibus. Afetaria sobretudo o consumo de diesel e emissões associadas, não cobertas pelo PROCONVE.
Encerramento