Seminário: Resistência do ar e eficiência automotiva

Academia Brasileira de Ciências
8 de novembro de 2011
Rua Anfilófio de Carvalho, 29,
3° andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ


Referências

Textos Didáticos

Artigo da Revista Brasileira de Ensino de Física do prof. Fernando Lang da Silveira apresenta as forças que atuam sobre um veículo que se desloca com velocidade constante.
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Artigo publicado originalmente no Scientific American apresenta o uso de supercomputadores para avaliar os efeitos do arrasto, cujas causas, para Richard Feyman, “seriam os mais importantes problemas ainda não resolvidos pela física clássica”.
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Texto com algumas informações sobre a aerodinâmica dos carros.
Leia mais no blog Carros, por Cristiano Lira

Superfícies texturizadas

O tratamento com uma tinta transparente modifica a superfície de aviões, reduzindo o arrasto e permitindo economia de combustível de até 2%.
Veja o vídeo...

Texto acadêmico recente de cientistas chineses propõe o uso de superfícies não lisas em veículos automotores inspirada em superfícies biônicas (como a pele do morcego) para reduzir o arrasto.
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No artigo “Golf ball Dimples & Drag”, cientista da NASA explica as razões por que bolas de golfe, com superfícies irregulares, percorrem mais do que o dobro da distância das bolas lisas equivalentes.
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Defletores

Defletores que melhoram a aerodinâmica de caminhões são, para o Banco Mundial (BIRD), uma das formas de menor custo para reduzir consumo de diesel e emissões de CO2 e particulados na China e no Brasil.
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Apresentação do Lawrence National Laboratory de maio 2011 sobre programa do Departamento de energia dos EUA(DOE) para reduzir o coeficiente de arrasto de caminhões naquele país.
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Folheto do CONPET, programa de economia de combustíveis da PETROBRAS, recomenda o uso de defletores em caminhões para economizar diesel.
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Informação sobre resultados econômicos com o uso de defletores, nos EUA, para reduzir o arrasto em caminhões.
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Resultados de testes conduzidos na província de Guangzhou, na China, com apoio do BIRD, que incluíram a redução do arrasto pela melhoria da aerodinâmica, e consequente redução de combustíveis.
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Apresentação de Especialista em transportes do BIRD, Georges Darido, de uma iniciativa de transporte em frota verde para o Brasil.
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Você já parou para pensar por que...

a bola de golfe é irregular?

Bola de golfe

O peixe tem escamas?

Escamas do peixe

Carro texturizado é mais eficiente?


Caminhões mais eficientes

Caminhões conseguem reduzir o coeficiente de arrasto de maneira significativa com a instalação de defletores no alto das cabines, fazendo a cobertura dos espaços entre a cabine e o baú e suavizando o impacto do ar. Veja as imagens.


Apoio

ABC - Academia Brasileira de Ciências
CONPET - Programa Nacional de Racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural
Banco Mundial
Zydrax
Revista Publiracing

Organização

INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética