Artigo da Revista Brasileira de Ensino de Física do prof. Fernando Lang da Silveira apresenta as forças que atuam sobre um veículo que se desloca com velocidade constante.
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Artigo publicado originalmente no Scientific American apresenta o uso de supercomputadores para avaliar os efeitos do arrasto, cujas causas, para Richard Feyman, “seriam os mais importantes problemas ainda não resolvidos pela física clássica”.
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Texto com algumas informações sobre a aerodinâmica dos carros.
Leia mais no blog Carros, por Cristiano Lira
O tratamento com uma tinta transparente modifica a superfície de aviões, reduzindo o arrasto e permitindo economia de combustível de até 2%.
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Texto acadêmico recente de cientistas chineses propõe o uso de superfícies não lisas em veículos automotores inspirada em superfícies biônicas (como a pele do morcego) para reduzir o arrasto.
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No artigo “Golf ball Dimples & Drag”, cientista da NASA explica as razões por que bolas de golfe, com superfícies irregulares, percorrem mais do que o dobro da distância das bolas lisas equivalentes.
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Defletores que melhoram a aerodinâmica de caminhões são, para o Banco Mundial (BIRD), uma das formas de menor custo para reduzir consumo de diesel e emissões de CO2 e particulados na China e no Brasil.
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Apresentação do Lawrence National Laboratory de maio 2011 sobre programa do Departamento de energia dos EUA(DOE) para reduzir o coeficiente de arrasto de caminhões naquele país.
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Folheto do CONPET, programa de economia de combustíveis da PETROBRAS, recomenda o uso de defletores em caminhões para economizar diesel.
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Informação sobre resultados econômicos com o uso de defletores, nos EUA, para reduzir o arrasto em caminhões.
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Resultados de testes conduzidos na província de Guangzhou, na China, com apoio do BIRD, que incluíram a redução do arrasto pela melhoria da aerodinâmica, e consequente redução de combustíveis.
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Apresentação de Especialista em transportes do BIRD, Georges Darido, de uma iniciativa de transporte em frota verde para o Brasil.
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Caminhões conseguem reduzir o coeficiente de arrasto de maneira significativa com a instalação de defletores no alto das cabines, fazendo a cobertura dos espaços entre a cabine e o baú e suavizando o impacto do ar. Veja as imagens.