Eventos

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MAIS RECENTES

Em 2021, 2022 e 2023, o INEE participou de várias reuniões com a Eletrobrás, com o Procel, a PUC-Rio, ao BNDES, a ABESCO e a CNI para o desenvolvimento e a modernização dos índices de acompanhamento da Produtividade da Indústria Brasileira orientados para o Uso Eficiente de Energia. Nestas Apresentações e reuniões de trabalho fora amplamente discutida a necessidade da criação de uma ferramenta acreditada de acompanhamento da Produtividade da Indústria através de Indicadores Estocásticos, para serem utilizados como ferramenta de Planejamento estratégico do MME, do MDIC, da EPE e das Associações de Indústrias dos diferentes segmentos no País.

Em janeiro de 2023 o INEE publicou no Canal Energia um artigo técnico mostrando as oportunidades e os riscos da inserção do Hidrogênio Verde na Matriz Energética Brasileira.

O INEE presta suporte técnico no planejamento, organização e apoio ao Legislativo no tema de Eficiência Energética e Energias Renováveis, dando apoio ao Deputado Eduardo Bandeira de Mello na qualidade de Vice Presidente de Eficiência Energética na Frente Parlamentar de Energia e Recursos Naturais.

Nesse foram produzidos alguns artigos e realizada uma reunião em 09 de maio de 2023 com a Diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do MDIC sobre a volta dos motores otimizados para etanol há muito defendida pelo INEE.

O INEE participou da organização de duas Audiências Públicas na Câmara dos Deputados relativas a Política de Eficiência Energética no Brasil na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em 15 de junho de 2023 e na Comissão de Minas e Energia em 27 de junho de 2023.

Adicionalmente o INEE prestou suporte técnico no planejamento e organização de Audiências Públicas no âmbito da Comissão de Minas e Energia relativa a operacionalização da Autoridade Nacional de Energia Nuclear e de Audiências Públicas no âmbito da Vice Presidência de Eficiência Energética da Frente Parlamentar de Energia e Recursos Naturais realizadas na Alerj com relação a Transportes e no BNDES relativa aos temas Recursos e Financiamento para Eficiência Energética e Biocombustíveis Sólidos, respectivamente.

O INEE discutiu a formação de parcerias institucionais com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) para desenvolvimento de atividades conjuntas em prol da eficiência energética do setor de óleo e gás e com o BNDES em relação as fontes de financiamento para desenvolvimento de projetos de eficiência energética no setor elétrico e no setor de óleo e gás.

O INEE apresentou Proposta de Projeto de suporte técnico e operacional às atividades do Grupo Trabalho de Descarbonização e Transição Energética ao Secretário de Economia Verde,

Uma das principais ações do INEE é estimular o debate sobre eficiência energética, que tem em encontros, seminários e palestras um espaço privilegiado de discussões.

Confira no menu à esquerda os eventos programados e os já realizados.

Newsletter Fale Conosco