Áreas de Atuação

A sociedade brasileira poderia usar uma quantidade expressivamente menor de petróleo, gás natural, carvão, hidráulica, biomassas e outras formas disponíveis na natureza (energia primária) sem afetar a economia e o conforto da população.

Aumentar a eficiência energética de uma sociedade como a brasileira, no entanto, compreende atividades complexas e abrangentes pois a decisão de usar a energia é tomada de forma independente por milhões de indivíduos e empresas influenciados por políticas de governo.

Os desperdícios de energia decorrem da falta de informação, de estruturas de preços inadequadas e de outras barreiras de mercado que precisam ser superadas.

As principais linhas de atuação do INEE, são construídas privilegiando os setores da economia nos quais se observam as maiores perdas evitáveis:

Incentivar a geração distribuída - GD

Feita perto do consumidor, que reduz as perdas no transporte (hoje entre 10 e 15%), aumenta a confiabilidade local da energia, permite o uso do gás natural em cogeração, bem mais eficiente do que usado para geração centralizada e facilita o uso de resíduos combustíveis de processos, hoje desperdiçados (ver Cana de Acúcar).

Promover a implantação das normas de eficiência mínima

Para venda e/ou importação de equipamentos consumidores de energia, previstas na Lei 10.295/01. Normas desta natureza existem em diversos países do mundo e constituem uma peça importante de uma política de eficiência energética.

Estimular o uso de veículos elétricos - VE

Tanto a bateria quanto híbridos (eletricidade gerada a bordo), que apresentam índices de eficiência bem superiores aos veículos convencionais, acionados apenas por motores de combustão interna. É na área de transportes que se observam hoje os maiores desperdícios evitáveis de energia, notadamente de derivados do petróleo.

Promover o uso eficiente de energia da biomassa<

Que representa mais de um quarto da energia primária comercial usada no Brasil, notadamente nos setores de cana-de-açúcar e siderurgia com carvão vegetal.

Regulamentar as bioenergias da cadeia energética da madeira visando ao aumento da eficiência através da organização de um mercado formal (Iniciativa do Carvão Verde).

Apoiar o desenvolvimento de ESCOs.

O INEE contribuiu significativamente para a introdução de temas importantes para aumentar a eficiência na transformação e uso de Energia Elétrica, dentre os quais:

Produção Independente de Energia Elétrica

Geração Distribuída e Cogeração com Gás Natural

ESCOS

Criação da COGEN-RIO - Associação Fluminense de Cogeração de Energia

Criação da ABVE - Associação Brasileira de Veículos Elétricos

Geração elétrica no setor sucroalcooleiro

Lançamento da revista HÍBRIDA, primeira mídia especializada em Veículos Elétricos

Newsletter Fale Conosco